23/11/2021 - Ciop implanta políticas anti assédio no ambiente de trabalho

Combater o assédio e a discriminação faz parte das diretrizes do CIOP e vai de encontro às recomendações propostas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Na manhã dessa terça-feira (23) o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista convocou todos os servidores para apresentação da Política Anti Assédio. A ação tem como principal objetivo orientar os funcionários e dar diretrizes para o enfrentamento de possíveis casos.

No lançamento do novo programa, os funcionários assistiram a uma palestra e receberam orientações sobre as características do assédio e do assediador e também entenderam a diferença entre Assédio Moral e Assédio Sexual. Segunda a palestrante Valderes Maria Romera, há uma grande dificuldade de interpretação que dificulta na identificação de assediadores e dificulta também a denúncia e consequente o combate.

Segundo Heloísa Cuvulo, diretora executiva do Ciop, o encontro marca o início de uma série de ações que serão desenvolvidas com todos os colaboradores, no início das apresentações a diretora frisou a preocupação do consórcio com a conduta anti assédio e proteção aos servidores.

Além da palestra de hoje (23) serão entregue cartilhas aos funcionários e um novo canal de comunicação será criado para otimizar e facilitar possíveis denúncias. O canal será implantado no site do consórcio para facilitar o acesso de todos os funcionários. As redes sociais do órgão também iniciará a divulgação de materiais educativos com o tema proposto.

O Ciop conta com mais de 640 funcionários e mais de 1.000 prestadores de serviço credenciados, esses profissionais desenvolvem atividades em todo Oeste Paulista auxiliando o poder executivo nas mais diversas atividades.

Para 2022 a diretoria do Ciop projeta outras ações educativas que farão parte de um programa de educação continuada.