CIOP - Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista
FECHAR

Licitações do CIOP Geram Economia Média de 38% aos Municípios Consorciados

Compras compartilhadas promovem melhores condições e resultam em significativa economia de recursos públicos

Créditos:

Um dos objetivos do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIOP) é auxiliar a gestão dos municípios na compra compartilhada de materiais, insumos e serviços para as prefeituras. Em 2025, esse trabalho garantiu uma economia média de 38% para os 38 municípios consorciados.

Treze certames foram promovidos pelo consórcio em diversas áreas, incluindo saúde, frotas, cultura, educação e setores 
administrativos.

O setor de compras e licitações do CIOP realiza o levantamento de preço referencial, a homologação e a publicação dos pregões. No entanto, as compras e os pagamentos dos contratos são realizados diretamente entre as prefeituras e os fornecedores. 

É importante ressaltar que a participação no processo não obriga as prefeituras a comprarem os itens da Ata de Registros de Preços (ARP). Todo o trabalho do consórcio possui o acompanhamento e a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo.

Benefícios do Pregão Compartilhado
Segundo o chefe do setor de licitação, Marcel Cardoso, o pregão compartilhado baseia-se em três vertentes principais: economia de escala, padronização de produtos/serviços e otimização da gestão pública.

“Com um único pregão que atende simultaneamente aos 38 municípios, o maior quantitativo de itens licitados atrai mais empresas, ampliando a concorrência e proporcionando a economia de escala em razão da alta disputa”, destaca.
Cardoso ainda explica que esse processo garante a padronização de produtos ou serviços. Dessa forma, o CIOP assegura que todos os municípios, independentemente de seu porte, recebam o mesmo item por um valor único, obtendo preços possivelmente mais vantajosos do que em licitações individualizadas.

“Ao utilizar o objeto licitado pelo CIOP, o município evita a necessidade de realizar seu próprio processo licitatório. Isso permite que a equipe concentre esforços em outras demandas prioritárias, ajudando na rotina de trabalho da administração municipal”, finaliza.

O Impacto na Ponta
A economia gerada e a agilidade do processo são sentidas na ponta, como relata a farmacêutica Juliana Marcela Rosa, que atua na UBS de Narandiba.

“As atas de registro de preços são muito importantes para facilitar e agilizar o nosso trabalho. Elas ajudam muito na organização, conseguimos economizar porque o montante de medicamentos fica maior, o que ajuda a custear o preço e traz benefícios ao município”, explica Juliana.


Compartilhe: