04/02/2016 - Municípios pretendem produção de medicamento a baixo custo

Modelo consorciado pretendido pela região do Pontal é desenvolvido na região do Vale do Paranapanema

A diretoria do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), associação pública voltada ao aporte gestor de 32 municípios do Pontal do Paranapanema, está empenhada em baratear o custo de aquisição de medicamentos. O modelo pretendido é o da farmácia de manipulação que o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) mantinha em Tarumã e está transferindo para Paraguaçu Paulista, conforme o diretor executivo do Ciop, Valter Luiz Martins. Integrado às ações do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), vinculado às políticas públicas dos territórios da cidadania, a proposta foi apresentada à Reitoria da Unoeste nesta terça-feira (2), para que a universidade venha produzir os medicamentos. Os entendimentos carecem de estudos de ambas as partes para, então, desenvolver o projeto.

Vários outros assuntos foram tratados, sobre parcerias já existentes no âmbito do Codeter do Pontal do Paranapanema e de outras possibilidades de ampliar ações de extensão, associados ao ensino e à pesquisa, para comunidades desprovidas de alguns serviços públicos, entre os quais o atendimento à saúde bucal de trabalhadores da agricultura familiar, especialmente em assentamentos da reforma agrária. O que se pretende com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), já sinalizado pelo delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Reinaldo Prates da Silva, que esteve na reunião realizada na Unoeste com a participação de representantes de instituições parceiras do colegiado territorial.

Silva disse que o ministério realiza ações estruturantes para promover o desenvolvimento da agricultura familiar e que as principais articulações ocorrem nos Territórios da Cidadania, sendo que no Estado de São Paulo existem três: Pontal do Paranapanema, em 32 municípios da região de Presidente Prudente; Vale do Ribeira, em 25 municípios da região de Registro; e Sudoeste Paulista, em 16 municípios na região de Itapeva. As ações são planejadas pelos próprios municípios, representados no Codeter por membros da sociedade civil e das três esferas públicas: municipal, estadual e federal. “Assim, tem-se a oportunidade de otimizar os investimentos públicos, reunir vários entes para desenvolver projetos dentro da iniciativa do sistema e promover a transparência”.

Para Silva, a formalização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), junto ao Ciop e por iniciativa do Codeter, é um exemplo de promoção do desenvolvimento estruturante, “já que o município, individualmente, não seria capaz de se estruturar para oferecer esse serviço público de qualidade ao produtor familiar, certificando seus produtos de origem animal para colocar no mercado”. Numa referência elogiosa, disse que a Unoeste foi “ponta de lança” para que isso acontecesse. Em nome da Reitoria, o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, disse que a universidade se mantém parceira do Codeter e que novos projetos passarão por estudos de viabilidade, por todas as partes envolvidas.

Além de Martins, Silva, Creste e Guelfi, participaram da reunião o representante do Incra e secretário executivo do Codeter, Josenilton Xavier do Amaral “Mossoró”; a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Cidinha Martines; Aparecido Donizete Pacheco representando o prefeito de Narandiba e presidente do Ciop Enio Magro; a representante do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) Elisângela Batista Viudes; o coordenador do curso de Farmácia, Luís do Nascimento Ortega; e o professor extensionista do curso de Odontologia, José Luiz Santos Parisi. A reunião ocorreu na sala de reunião 2, anexa à Reitoria, no campus I.

Créditos

Foto: João Paulo Barbosa / Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste / http://www.unoeste.br/site/noticias/2016/2/municipios-pretendem-producao-de-medicamento-a-baixo-custo.htm