11/02/2020 - Capacitação de Prevenção da DENGUE no Município de Presidente Prudente

No dia 05/02/2020 (quarta-feira) no Auditório do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente foi realizado capacitação de prevenção a Dengue para o ano de 2020 em parceria do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista – CIOP, Secretária Municipal de Saúde de Presidente Prudente e UNIMED de Presidente Prudente, houve a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem dos três órgãos.

O CIOP esteve representado pelo Diretor de Saúde Sr. Claudio Denner Monteiro, Médicos Diretores Técnicos da UPA’s Dr. Pedro Sheneviz Filho e Dra. Alessandra Gomes Duarte Rodrigues, Enfermeiros Responsáveis Técnicos das UPA’s Enfermeiras Edinéia Sales Pinzan e Enfermeira Alessandra Paula Escola Teixeira e os Responsáveis Técnicos Administrativos das UPA’s Sra. Franciane Aparecida de Almeida Barcello e Sr. Fernando Cesar Bortoleto, demais funcionários da área da Saúde: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

Foram abordados os seguintes temas: O que é a Dengue, Classificação da Doença, Formas de Tratamento e Fluxo dos Grupos de pacientes entre as Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s e Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do Município de Presidente Prudente.

O Diretor de Saúde do CIOP Sr. Claudio Denner Monteiro enfatizou que a única maneira de se prevenir e evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.

• Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito.
  • Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida.
  • Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo.
  • Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.