03/03/2020 - APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA "ACESSA SUS" - SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2020, ÀS 09H

O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista - CIOP tem como finalidade o meio mais adequado de intervenção dos Municípios no domínio econômico. Haja vista a reunião de esforços, principalmente dos pequenos Municípios desprovidos de recursos para a elaboração de políticas econômicas/sociais, visando o desenvolvimento local e regional. Ademais, CIOP também institui em importante meio de concretização do federalismo cooperativo, constituindo importante instrumento de implementação de políticas públicas mais eficientes, trazendo para o âmago municipal e regional as discussões de temas inerentes aos interesses intermunicipais, dentre eles, a implementação do modelo de economia social de mercado.

O Programa ACESSA SUS criou um sistema de triagem, atendimento e orientação farmacêutica em favor dos usuários, com o objetivo de viabilizar a estruturação logística de distribuição de medicamentos fornecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, com observância das competências federativas e otimização racional da distribuição de recursos. Em 2018, pela primeira vez em 10 (dez) anos, foi revertida a curva crescente de gastos do SUS com a judicialização em São Paulo. Foram realizados, em média, 49.000 (quarenta e nove mil) atendimentos na capital, com solução administrativa de 74% (setenta e quatro por cento) dos pedidos apresentados.